roupa desportiva

Escolhe roupa desportiva adequada e aumenta o teu rendimento

Descobre como escolher roupa desportiva com características adequadas aos teus treinos e vê o teu rendimento aumentar.

As escolhas Oito.Um de Grace Kelly para yoga! leitura Escolhe roupa desportiva adequada e aumenta o teu rendimento 5 minutos seguinte Como comprar a melhor roupa desportiva para running?
roupa desportiva

A roupa desportiva está cada vez mais diversificada, bonita e tecnologicamente desenvolvida. Nem toda a roupa serve para praticar desporto – as t-shirts velhas lá de casa não são a melhor opção para treinar.

A roupa de desporto é hoje desenvolvida para melhorar o rendimento e por isso há leggings, t-shirts, macacões e calções adequados para cada atividade. Descobre o que deves ter em conta para te sentires mais confortável e melhorares a performance durante os treinos.

Tecnologia aplicada aos têxteis

Os têxteis tecnológicos têm mostrado um avanço visível nos últimos anos, permitindo funcionalidades interessantes a quem pratica desporto:

  • Acabamento de higienização: para evitar o odor a suor. É ideal para atividades como running ou cycling, em que os níveis de transpiração são elevados;
  • Tecnologia drypara uma secagem mais rápida. Esta tecnologia permite que o suor absorvido pela tua roupa se evapore mais rapidamente, deixando-te seca e a roupa leve. Vais sentir-te sempre leve e fresca durante as aulas de grupo, por exemplo;
  • Confeção seamless: trata-se de roupa produzida com a tecnologia mais recente, permitindo a diminuição do número de costuras, o que resulta num maior conforto ao vestir. 

Existem tops, leggings, calções e macacões com estas características para que os teus treinos sejam cómodos e seguros.

Elasticidade dos materiais

A elasticidade das peças fitness é importante em todas as atividades, mas principalmente naquelas que exigem mais flexibilidade, como pilates, yoga. Se procuras roupa desportiva que te permita uma grande amplitude de movimentos, experimenta:

  • Macacão desportivo: mantém-se sempre fixo e ajustado ao corpo, qualquer que seja o seu movimento;
  • Peças em tecido moving360: têm mais elasticidade do que a licra comum e regressam sempre à sua forma original, sem deformar. Este material é também muito resistente e, por isso, tem uma durabilidade acima do habitual.

Sustentação na zona do peito

É fundamental usar um soutien de desporto (ou top) quando treina. Pode ser reforçado no peito, com almofadas, ou, para quem prefere sem almofadas, existem também soluções com suporte médio-baixo mas que vão evitar dores e desconforto durante a prática de exercício.

Em atividades de médio e alto impacto (como saltar à corda ou boxe) é particularmente importante usar top com bom suporte, pois reduz o risco de lesões. 

Roupa desportiva de compressão

A roupa desportiva de compressão é essencial em atividades com elevado recurso às cadeias musculares. São peças firmes e ajustadas ao teu corpo que te ajudam a:

  • Estimular a circulação sanguínea e, consequentemente, a oxigenação do sangue. Isto previne a formação de coágulos sanguíneos e facilita a recuperação física.
  • Evitar lesões antes, durante e após o treino. A compressão aumenta a eficiência dos músculos quando em esforço e a sua firmeza promove a adoção de posturas adequadas.

As leggings e calções de compressão são peças muito procuradas por quem corre (profissionais ou não) e para fazer crossfit. Se tens dúvidas sobre os vários tecidos que utilizamos e as suas características vê o nosso guia de tecidos para te ajudar a escolher.

3 Cuidados a ter ao escolher a tua roupa de desporto

1. Opta pelo tamanho certo

Compra o tamanho adequado ao teu corpo: nem grande, nem pequeno. A roupa desportiva tem de ser, acima de tudo, confortável. Privilegia lojas que permitam trocas após a compra e não arrisques em peças muito apertadas, que te farão sentir incómoda.

2. Sente-te bonita

Opta por roupa desportiva gira e que te assente bem. Sentires-te bonita é a melhor fonte de motivação para treinar!

3. Pensa na temperatura

Adequa a roupa à temperatura ambiente. É importante treinar sempre com peças leves e respiráveis, porque mesmo nos dias mais frios a tua temperatura vai aquecer e o teu corpo agradece a refrigeração.

Mas convém também não esquecer que a temperatura corporal no fim do treino vai diminuir, portanto previne-te com um casaco ou camisola ligeira.

Peças que deves evitar

  • Demasiado justas, porque podem prender os movimentos e dificultar a circulação do sangue;
  • Muito largas e compridas, uma vez que podem ficar presas nas máquinas do ginásio;
  • Peças com fechos, pendentes e berloques são perigosas pois podem causar lesões. Evita-as para não te magoares. A moda fitness está cada vez mais bonita, mas é sempre prática;
  • Roupas velhas que tens guardadas em casa não foram pensadas para fazer exercício. Muitas vezes são pesadas, incómodas e pouco respiráveis.

Usar a roupa desportiva certa tem impacto no teu rendimento. Com ela deves sentir-te 100% confortável, ou seja, não sentir calor nem frio, ter liberdade de movimentos e, claro, sentir-te bonita.

Na Oito.Um temos uma ampla variedade de modelos para te apresentar. São peças adequadas a diferentes gostos e a diversas atividades físicas, pensadas para dar o máximo de conforto a quem pratica exercício.

 

VISITAR LOJA ONLINE  

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal