10 Passos para começar a treinar by PT Clarisse Sousa Martins

10 Passos para começar a treinar by PT Clarisse Sousa Martins

Começar a treinar pode não ser uma tarefa fácil. Aqui ficam 10 dicas para que o processo se torne mais simples e prazeroso.

começar a treinar

Dar o primeiro passo para começar a treinar nem sempre é fácil. Está provado que a prática desportiva é fundamental para manter um estilo de vida saudável. Costumo dizer que o exercício físico é a minha área e especialidade, mas também a minha terapia. Por isso mesmo, aqui ficam 10 dicas para que possa iniciar os seus treinos e não desistir. Acima de tudo, faça-o por si. Todo o nosso esforço é recompensado.

1. Estabeleça sonhos

Os sonhos são poderosos. São eles que nos inspiram a irmos atrás de novos desafios e aventuras e que criam uma motivação essencial para uma mudança transformadora.

O seu sonho pode ser qualquer coisa. Pode ser caber naquelas calças lindas que estão na montra. Mas também pode ser inscrever-se numa maratona ou simplesmente querer ser confiante o suficiente para não dar mais importância aos números.

Uma mudança de 1% pode não parecer muito, mas pequenas melhorias e investimentos na forma como vive são o caminho ideal para atingir o sucesso. Começar a treinar e a praticar exercício físico diariamente pode ser um bom aliado.

2. Saiba o que quer

Nem todos temos de frequentar ginásios ou de gostar dos mesmos tipos de treino. Para começar a treinar, procure algo que lhe dê prazer, mesmo que não desperte interesse logo ao início. É importante que siga o seu instinto.

O dinheiro, a localização e o ambiente podem ser um entrave à prática do exercício físico. No entanto, não há razão para que não aconteça. Há espaços verdes, ciclovias, praias ou até mesmo a sua casa, onde pode treinar sem qualquer equipamento!

Em casa, pode utilizar a sua mobília como material de treino. Ficava surpreendida se lhe dissesse que até com um pano da cozinha pode criar exercícios? Se optar pelo ginásio, agende uma avaliação inicial e acompanhamento com um dos profissionais da área. Essa orientação, ou até a contratação de um serviço de Personal Training, dar-lhe-á segurança e muito crescimento pessoal. O importante é mesmo treinar!

3. Pense que começar a treinar não é um prejuízo, mas um investimento

Sem saúde, pouco ou nada fazemos. Assim, invista num profissional da área da Nutrição e coma melhor para se mexer melhor.

O mais importante que tem a fazer antes de começar a treinar é abastecer o corpo com os combustíveis de que vai necessitar para o seu desempenho. Assim sendo, é fundamental fazer uma refeição adequada e bem equilibrada, cerca de duas horas antes do treino.

No pós-treino, deve beber água e repor os hidratos de carbono e proteínas no seu corpo. Assim vai estar a reparar os músculos e a abastecer as suas reservas de energia. A alimentação tem um papel importantíssimo no seu desempenho e no seu objetivo de treino.

4. Seja crítica

Não seja tão rápido a concluir que “não consegue” executar determinado exercício ou lidar com certo esforço físico. Acreditar que consegue vai torná-la mais forte e hábil. Confie nas suas capacidades, pois ninguém nasceu ensinado. Este é um momento muito importante para colocar à prova a sua força psicológica.

5. Dê um pouco mais de cor ao seu exercício físico

Quer queiramos, quer não, a roupa que vestimos para fazer exercício físico acaba por influenciar o nosso desempenho. Por isso, deve procurar uma roupa de treino de qualidade e confortável, de forma a começar a treinar com muito estilo.

Além disso, deve escolher um calçado adequado e que a faça sentir-se bem. É o seu momento para ganhar confiança e motivação para os treinos.

6. Tenha consciência de que devagar se vai longe

Ao começar a treinar, não deve abusar. Inicialmente, agende 2 a 3 treinos por semana. Lembre-se de que pessoas reais alcançam resultados reais. 

Deve começar por traçar objetivos ponderados e atingíveis. Dessa forma, não se vai sentir esgotada ou desmotivada.

7. Encontre uma companhia

Começar a treinar acompanhada pode dar-lhe uma motivação extra. Por isso, junte-se a uma amiga ou a um familiar nos seus dias de treino. Podem ter objetivos diferentes, mas ambos lutam pela concretização de algo.

Além disso, naqueles dias mais cansativos e menos positivos, vai ter sempre alguém que a incentive e que faça com que continue.

8. Mude a rotina

Está curiosa em experimentar diferentes tipos de treino? Não precisa de se focar somente num. Organize a sua agenda para que, durante a semana, possa quebrar a rotina e fazer algo diferente. Não só dará estímulos diferentes ao corpo como se sentirá mais viva e animada.

9. Compare o antes e o depois

Depois de começar a treinar, deve acompanhar o seu progresso através de avaliações físicas. Pode até comparar fotografias suas de tempos passados. Acredite que será um “boost” de motivação. Por norma, as pessoas são muito autocríticas, mas aprenda a reconhecer todo o seu esforço!

 10. Foque-se nos aspetos positivos

Identifique os motivos que a fazem querer começar a treinar. Foque-se nesses bons momentos durante o seu percurso. Eu acredito em si!

 

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QUERO TREINAR COM ESTILO 

 

Clarisse Martins Clarisse Martins

 

1 comentário

Patrícia Teles

Fantástico, é isso mesmo!

Fantástico, é isso mesmo!

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