Motivação para treinar: Supere-se! Seja a sua melhor versão!

motivação para treinar

Praticar desporto nem sempre é fácil. A motivação para treinar é algo que tem de ter em si, tanto para sair de casa no dia-a-dia como para se superar durante o treino! E nós sabemos que nem sempre é fácil…

A distância que existe entre si e a sua melhor versão está no diálogo interno que cria. Num discurso proferido em 2005, quando ganhou o prémio Kid’s Choice, Will Smith disse o seguinte:

Quando corre, há uma pequena pessoa que fala consigo e lhe diz: “Estou tão cansado. Os meus pulmões estão prestes a rebentar. Estou tão dorido. Não consigo continuar”. Você quer desistir. Mas, se aprender a derrotar essa pessoa quando corre, nunca desistirá quando a vida se torna mais difícil.

Essa é a diferença entre o que é hoje e o que pode ser amanhã. Tal pode servir-lhe como motivação para treinar.

Conheça-se!

Há quem diga que você é o que consegue, o que ganha, o que merece… Mas isso não a distingue, não a torna única. Você é aquilo que recebe e aquilo que supera para lá chegar. É a forma como luta as suas batalhas, como conquista metas, que a torna alguém singular.

Não tem nada a provar… a ninguém. Onde os outros chegaram não lhe interessa, porque a sua melhor versão surge à medida que vai superando os seus limites. E é o conhecimento das suas limitações que a faz aceitar a realidade. Uma realidade: a sua!

Aceite-se!

Procura motivação para treinar e para alcançar os seus objetivos? Para que tal aconteça, tem de aceitar as suas fragilidades e superá-las a cada pensamento, a cada gota de suor. Se hoje conseguiu fazer 10 flexões, amanhã chegará às 20. Porque é degrau a degrau que superamos limites e chegamos à nossa melhor versão.

Dizer que não consegue é a primeira barreira que tem de aceitar que existe. Porque só aceitando conseguirá reconhecer a sua existência. É nesse momento que irá ver e conhecer aquela “pequena pessoa” que Will Smith refere. Lembre-se da seguinte citação de Sun Tzu:

Se conhecermos o inimigo e a nós mesmos, não precisaremos de temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecermos, mas não o inimigo, para cada vitória, sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao nosso inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.

Ou seja, só reconhecendo as suas barreiras poderá superá-las! É esse o espírito que tem de levar consigo para o ginásio ou para a rua para ter motivação para treinar.

Supere-se!

Alcançar o melhor de nós não é fácil. Nós sabemos… É uma batalha diária, uma luta feita de suor, lágrimas, gritos, dor… Mas, no final, a recompensa chegará!

No fundo, toda esta entrega faz sentido e é retribuída. Este é um segredo que só quem corre, dá o máximo no ginásio ou pratica um desporto conhece. Quanto mais der no treino, mais recebe do treino!

Você sabe que não chega mais alto superando os outros. Chega mais alto superando-se a si mesma. E reconhece essas pequenas vitórias quando olha para as barreiras que existiam ontem e vê que deixaram de existir. Mas não se iluda, pois amanhã haverá mais barreiras, mais limites… e o processo voltará ao início.

Não desista! Vista a roupa de desporto que a favorece, a faz sentir bem e a torna única. Volte a subir um degrau. Cale o seu diálogo interno. Reconheça a sua “pequena pessoa” e volte a lutar pela sua melhor versão.


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.