Treino HIIT para Queimar os Excessos da Páscoa by PT Inês Afonso

Treino HIIT para Queimar os Excessos da Páscoa by PT Inês Afonso

Tonificar Braços: 3 Dicas para Conseguir Resultados! leitura Treino HIIT para Queimar os Excessos da Páscoa by PT Inês Afonso 4 minutos seguinte 6 Boas Razões para Treinar na Rua by Chama a Sofia

Treino HIIT

Aproxima-se mais uma época festiva, inevitavelmente associada a alguns excessos calóricos. Será que existe uma solução para evitar que a Páscoa seja causadora de um aumento de peso? Segundo a personal trainer Inês Afonso, a resposta é sim e chama-se treino HIIT.

Como podemos equilibrar a nossa balança calórica?

Inês Afonso foi PT do ano na cadeia de ginásios Kalorias por dois anos consecutivos. Segundo ela, como em tudo na vida, o equilíbrio é a regra de ouro. É necessário gerir a nossa balança calórica, olhando para a mesma com tranquilidade e sem extremismos.

Podemos mimar o nosso corpo com açúcar, mas sempre na medida e tempo certos. Para perdermos massa gorda, a ingestão de calorias terá de ser inferior ao gasto calórico.

A Páscoa é uma época festiva que nos abre o apetite devido à diversidade enorme de guloseimas. Desde as coloridas amêndoas aos ovos de chocolate, sem esquecer os deliciosos folares, tudo são tentações quase irresistíveis. Por isso, a disciplina é a palavra-chave! Há que saber gerir o consumo e o gasto de calorias, sempre de modo equilibrado.

A Páscoa em calorias

Sabia que…

  • 100 g de ovo de chocolate = 550 a 600 kcal
  • 1 Fatia de folar (grossura média) = 300 kcal
  • 1 Amêndoa = 13 a 39 kcal

Estes valores fazem desesperar qualquer um, não é verdade? Deve permitir-se escolher um ou outro doce, no dia de Páscoa, mas terá de compensar essa ingestão calórica excessiva, recomenda a PT Inês. 

Em que consiste o treino HIIT?

A proposta desta especialista é um dos métodos de treino mais eficazes no que toca ao gasto calórico. Chama-se High Intensity Interval Training ou treino HIIT. Em português, pode traduzir-se como Treino Intervalado de Alta Intensidade. Certamente já ouviu falar dele, até porque é um dos mais badalados dos últimos tempos. Mas sabe em que consiste realmente e quais os benefícios que traz ao seu corpo?

Como o nome indica, o treino HIIT engloba exercícios aeróbios a um nível de intensidade alto, num curto espaço de tempo. Os exercícios são intercalados com pequenos períodos de descanso. A ideia é conseguir o maior gasto calórico no menor tempo possível.

Este é, para Inês Afonso, um treino super eficaz e económico. Não haverá mais lugar à desculpa do “não tenho tempo”. Exige toda a sua dedicação e entrega, mas há um ponto positivo: o tempo passa a correr!

Treino Hiit

5 Benefícios do treino HIIT

A maioria da população que frequenta o ginásio não treina com a intensidade necessária. De facto, este é o fator mais descurado nos exercícios. O treino HIIT combate esta tendência e oferece 5 grandes vantagens a quem o pratica:

  1. Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  2. Aumenta o gasto metabólico;
  3. Aumenta a definição muscular;
  4. Aumenta a produção de HGH (hormona do crescimento), por ser um treino de elevada intensidade. Esta hormona é responsável por acelerar o gasto calórico e também por retardar o envelhecimento;
  5. A sua logística simples permite fazê-lo em qualquer lugar (na praia, na rua, no jardim ou em casa). 

Treino HIIT

Sugestão de treino HIIT para praticar durante meia hora

Desafio 1

Máximo de rondas, em 15 minutos:

  • 40 Saltos à corda;
  • 10 Flexões;
  • 15 Agachamentos com salto;
  • 40 Jumping jacks.

Desafio 2

Em 15 minutos:

  • 30 Segundos – lunge dinâmico com máxima intensidade;
  • 10 Segundos – pausa;
  • 30 Segundos – v-up;
  • 10 Segundos – pausa;
  • 30 Segundos – prancha sobe e desce;
  • 10 Segundos – pausa;
  • 30 Segundos – sprints entre dois pontos.

Quanto ao seu equipamento, não se esqueça: a Oito.Um tem as melhores opções de roupa fitnessLeggings desportivas, tops, macacões fitness… Tudo para tornar o seu treino mais colorido e confortável.

 

QUERO O EQUIPAMENTO PERFEITO PARA MIM 

 

Inês Afonso Inês Afonso

 

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal