O que comer depois do treino by Maria Gama

O que comer depois do treino

A atividade física, aliada a uma alimentação equilibrada, é fundamental para uma vida saudável, para o nosso bem-estar, boa disposição e energia. Saber o que comer depois do treino é, por isso, essencial para a recuperação do exercício.

É importante não esquecer que toda a alimentação durante o dia deve ser controlada, de forma a cumprir o seu objetivo. As refeições têm de ser adaptadas consoante a própria pessoa, as suas metas e as suas necessidades energéticas.

Se não sabe o que comer depois do treino, leia os conselhos que lhe damos. Prepare as refeições com antecedência para levar na marmita, de forma a facilitar o seu dia-a-dia e ter sempre algo preparado para ingerir após praticar exercício. Assim, não será necessário passar no café e optar por bolos ou folhados.

Dicas essenciais para alcançar o máximo bem-estar no pós-treino

Alimentação completa, variada e equilibrada

Vitaminas, minerais… É importante que ingira todos os nutrientes em quantidade suficiente para evitar défice energético no pós-treino. Preste atenção à roda dos alimentos e respeite as quantidades recomendadas para uma dieta equilibrada. Além disso, tenha em consideração as suas necessidades energéticas individuais.

Ingestão proteica diária

Diariamente, é essencial fazer um consumo correto de proteína, através de carne/peixe, ovos, lacticínios ou derivados e leguminosas. No entanto, evite as confeções ricas em gordura.

Alimentação pré e pós-treino

A ingestão de proteína é importante para uma correta recuperação do treino, mas o seu consumo deve ter em conta o tipo de exercício praticado e a intensidade. Por exemplo, se fizer uma simples caminhada, não se justifica ter preocupações excecionais com a sua alimentação. Já se praticar musculação, pode ser necessário um ajuste nas refeições pré e pós-treino. Informe-se sempre com um nutricionista.

Horas de sono

O descanso é essencial para uma boa recuperação muscular. No entanto, nem sempre lhe é dada a devida importância. Muitas vezes, não garantimos as horas de sono suficientes, mas é durante esse período que ocorre parte da regeneração muscular após exercício. Já para não falar que, quando não descansamos o suficiente, a vontade de treinar é logo menor.

5 Inspirações para quem não sabe o que comer depois do treino

1. Omelete de claras com peru e tomate e arroz

Basta bater as claras e acrescentar-lhes peru, tomate, sal e orégãos. Deixe cozinhar e acompanhe com uma porção de arroz.

2. Papas de aveia com claras

Prepare as papas de aveia com água, ao lume. Quando começarem a ferver, acrescente claras e deixe cozinhar em lume branco. Pode juntar pedaços de fruta (por exemplo, pera).

3. Batido proteico de frutos vermelhos

Num liquidificador, coloque frutos vermelhos, um iogurte grego natural, flocos de aveia e sementes de linhaça. Triture e reserve na marmita para comer depois do treino.

4. Panquecas de trigo-sarraceno e banana

    A farinha de trigo das suas panquecas pode ser substituída pelo trigo-sarraceno. Basta triturá-lo no liquidificador e reservar para usar nas suas receitas preferidas. Consulte aqui uma receita de deliciosas panquecas com banana.

    5. Iogurte com flocos de aveia e fruta fresca

      O iogurte Skyr, rico em proteína, pode ser o seu melhor aliado quando não sabe o que comer depois do treino. Coloque num frasco flocos de aveia e cubra-os com chá verde. Acrescente o iogurte e remate com fruta triturada (kiwi é uma ótima opção). 

       

      Maria Gama Maria Gama

       


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