dieta saudável

A dieta saudável que vai revolucionar 2020 by Daniela Duarte

Depois dos excessos, comece 2020 com uma dieta saudável. Damos-lhe 3 conselhos para ser bem-sucedida nesta resolução.

dieta saudável

Após as festas de fim de ano, os anúncios ecoam milagres de desintoxicação. O desejo de adotar uma dieta saudável para compensar os excessos leva a que os planos de 15 dias tenham grande adesão em todos os meses de janeiro.

Quando pensamos no período que sucede as festividades, há duas coisas importantes a salientar. A primeira é que esta é uma fase do ano atípica e com alguns exageros cometidos pela grande maioria das pessoas. A segunda é que, terminada esta época, é tempo de regressar com equilíbrio às rotinas diárias.

Se é certo que podemos e devemos fazer alguma coisa para minimizar o efeito dos excessos, é verdade também que o fígado tem a capacidade de o fazer de forma natural. Não é necessário consumir em três dias a quantidade de brócolos necessária para três meses só para garantir uma perda rápida. Muitas vezes, essas perdas rápidas são nada mais, nada menos do que perdas de água.

3 Passos para iniciar uma dieta saudável

A dieta saudável que vai revolucionar 2020 é a mesma que revolucionou os anos anteriores: e-q-u-i-l-í-b-r-i-o!

Mudar os hábitos alimentares e fazer uma reeducação alimentar demora tempo. É importante ter a mente “aberta” para dar oportunidade a alimentos nutritivos que podem não fazer parte da nossa rotina diária. Gradualmente, estes acabarão por substituir outros menos saudáveis.

A forma mais simples e mais fácil de começar a adotar uma dieta saudável é:

1. Registar

Divida uma folha ao meio. Coloque no lado esquerdo os seus objetivos para 2020 e no lado direito três aspetos importantes que pondera alterar no primeiro mês.

Nas costas da folha, inicie um registo do seu consumo alimentar. Existe uma grande tendência para subestimarmos aquilo que comemos. Porém, a alimentação é preponderante para o nosso bem-estar. Como tal, não deve ser desvalorizada.

2. Quantificar a alimentação

A maioria das pessoas não tem noção da quantidade de comida ingerida às refeições. Utilize medidas caseiras ou mesmo uma balança para pesar os alimentos que come. Assim, fará uma dieta mais saudável em 2020.

3. Colorir o prato

Uma vez servida a refeição, se o seu prato não for colorido, provavelmente não estará equilibrado. O meu conselho é servir metade do prato com vegetais, até porque estes têm maior teor de fibra. Como tal, permitem-nos ficar mais saciados e evitam picos de glicémia.

Leia também:

Treino HIIT para queimar os excessos da Páscoa by PT Inês Afonso

Dieta saudável: Como não estragar tudo nas férias by Maria Canha

6 Dicas para uma Alimentação Saudável by Tatiana Pinheiro

 

Daniela Duarte Daniela Duarte

 

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal