Dieta saudável: Como não estragar tudo nas férias by Maria Canha

Dieta Saudável

Com a chegada das férias, realizar uma dieta saudável pode ser uma tarefa difícil. Neste período, o número de convívios aumenta, bem como as jantaradas e os lanches de final de tarde. E ainda bem!

Em primeiro lugar, é necessário entender que não são estes dias que vão sabotar todo o esforço e evolução que teve ao longo do ano. Por isso, o primeiro conselho que se pode dar é: aproveite as férias!

8 Dicas para uma dieta saudável nas férias

Para reduzir os eventuais efeitos secundários dos excessos cometidos nas férias, podemos ter alguns cuidados que, na verdade, não custam nada! Fique com estes 8 conselhos:

1. Hidrate-se

Em contexto de férias, é comum descurar-se a parte da hidratação, o que não se coaduna com uma dieta saudável. Até porque, muitas vezes, está-se sujeito a temperaturas mais elevadas do que aquelas a que se está habituado.

Deve ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia (a não ser que haja alguma indicação médica para não o fazer). Uma boa técnica é começar a manhã com um ou dois copos e repetir esta prática a cada refeição. Desta forma, garante uma ingestão adequada de líquidos. Aproveite para andar sempre com uma garrafa de água, para onde quer que vá.

2. Controle as porções

Muitas vezes, não tem sequer apetite para ingerir tanta quantidade de comida (principalmente em regimes all inclusive). Então, porquê fazê-lo?

3. Não se esqueça da fibra e dos nutrientes

Deve incluir vegetais e fruta em todas as refeições, de modo a realizar uma dieta saudável. Uma boa forma de consegui-lo é começar a refeição sempre com uma salada, legumes e/ou sopa.

Tenha especial atenção à salada nos países em que a água potável é dúbia. Neste caso, o melhor é dar preferência aos legumes cozinhados.

4. Comece pela fruta nas sobremesas

Deve começar a sobremesa com fruta, como por exemplo melão, melancia ou morangos. Assim, quando chegar à parte do doce, já não tem tanto apetite, contribuindo para uma dieta saudável.

5. Consuma proteína

O objetivo da proteína é preservar a massa muscular e manter-se saciada durante mais tempo. Por isso, tente consumi-la em quase todas as refeições através de alimentos como:

  • Carne de frango, peru ou coelho;
  • Iogurtes magros e/ou vegetais – Não se esqueça de consultar a tabela nutricional, pois há muitos iogurtes com uma quantidade enorme de açúcares;
  • Peixe;
  • Ovos;
  • Whey protein– É uma boa opção para levar nas férias, se for alguém que já a inclui na sua alimentação;
  • Soja;
  • Tofu;

6. Mexa-se!

Aproveite para se exercitar mais! Use o ginásio do hotel, nade e caminhe na cidade. Aproveite ao máximo! Quantas mais calorias gastar, melhor.

7. Tenha atenção ao que bebe

Tempo de férias é, muitas vezes, sinónimo de alguns excessos nas bebidas que se ingere. A preocupação centra-se geralmente naquilo que se come, quando, na verdade, muitas calorias ingeridas provêm das bebidas.

Por exemplo, um copo de sangria ou de refrigerante tem mais de 150 Kcal. Estas provêm essencialmente do álcool e do açúcar, não trazendo nada de positivo para o corpo. Desse modo, privilegie a água!

8. Introduza snacks na lancheira das férias

Para manter uma dieta saudável no período de descanso, deixamos-lhe algumas sugestões de snacks:

  • Barritas proteicas – Tenha atenção às kcal de cada barra;
  • Whey protein;
  • Frutos secos, como amêndoa, amendoim, caju e noz (nunca fritos nem com sal);
  • Frutos desidratados, como tâmaras, uvas passas e coco;
  • Aveia em flocos;
  • Queijos Babybel Light – Leve-os especialmente para destinos frios;
  • Bolachas Marinheiras;
  • Tortilhas de milho ou arroz.

Os frutos secos e desidratados, assim como a aveia em flocos, apenas devem ser ingeridos se substituírem uma refeição, como é exemplo o lanche. Os frutos são uma opção muito prática para comer durante o voo.

 

Quer manter uma dieta saudável ao longo de todo o ano? Visite o nosso blog e tenha acesso a outros conselhos sobre alimentação, estilo de vida saudável e moda desportiva.

 

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Maria Canha Maria Canha

 


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