6 Dicas para uma Alimentação Saudável by Tatiana Pinheiro

Dicas para uma alimentação saudável

Cada vez mais pessoas procuram as melhores dicas para uma alimentação saudável. O grande objetivo de muitos é mudar de hábitos e ganhar saúde. Paralelamente, são disponibilizadas inúmeras fontes de informação relacionadas com este tema. Em teoria, sabemos o que é necessário fazer, mas nem toda a gente o faz. Porquê?

Convém salientar que adotar bons hábitos alimentares não passa apenas por mudar a lista de compras. Inclui também a mudança de comportamento no geral. Este processo não é fácil e requer disciplina e força de vontade, mas não é impossível! Neste artigo, partilho 6 dicas de alimentação saudável para ajudar neste processo.

1. Planear a ementa semanal

Parece um cliché, mas planear a ementa semanal e fazer uma lista de compras ajuda a adquirir apenas o essencial. Além disso, é um importante apoio na estruturação das diferentes refeições ao longo do dia.

Ter as suas refeições e lanches preparados evita aqueles petiscos e snacks fora de horas. Geralmente, estes não são muito saudáveis nem adequados para quem procura melhorar os hábitos alimentares.

2. Garantir o aporte de fibra diário

Para ajudar a controlar a ingestão alimentar, é importante garantir a quantidade necessária de fibra. Assim, estará a promover a saciedade, a atrasar o esvaziamento gástrico e ainda a regular o trânsito intestinal.

Nesse sentido, deve introduzir na sua dieta cereais integrais (como arroz ou massa integral, farinhas integrais, flocos de aveia ou quinoa). Além disso, deve incluir leguminosas (como feijão, grão-de-bico, lentilhas ou favas) e respeitar as porções diárias recomendadas de frutas e legumes.

3. Apostar em alimentos de origem vegetal entre refeições

Uma das dicas para uma alimentação saudável que mais gosto de partilhar é a utilização de alimentos de fonte vegetal nos snacks diários.

Vegetais crus (palitos de cenoura, aipo, pepino, tomate-cereja) e pastas de leguminosas (húmus, patés) são excelentes opções para estas pequenas refeições. Além disso, a ingestão de frutos oleaginosos como amêndoas, nozes, avelãs ou cajus é outra escolha nutritiva. Estas opções são excelentes fontes de fibras, proteína vegetal e gorduras insaturadas, respetivamente.

4. Beber água: A hidratação é fundamental

A sensação de fome é muitas vezes um sinal de desidratação. Se tem dificuldade em beber água ou não gosta de o fazer, não se preocupe. Existem muitas alternativas. Experimente, por exemplo, infusões ou águas aromatizadas ao seu gosto. Para isto, pode utilizar folhas de hortelã, canela, pepino, gengibre, limão ou laranja. O importante é mesmo beber e hidratar!

5. Definir metas

Quando nos propomos a alterar rotinas, uma das mais importantes dicas para uma alimentação saudável é a definição de metas diárias e/ou semanais. Desta forma, é possível fazer uma mudança gradual, com o objetivo de que venha a tornar-se um hábito.

Por exemplo, pode propor-se a beber oito copos de água ou chá por dia ou ingerir uma porção de leguminosas duas a três vezes por semana. Pode até definir um dia sem carne. No entanto, o mais importante é que seja uma mudança que faça sentido para si.

6. Procure a ajuda de um especialista

Há uma dica de alimentação saudável que complementa todas as anteriores: procure um nutricionista! Quem melhor do que um profissional da área para o motivar e ajudar a responder às suas necessidades?

As razões para mudar os hábitos alimentares podem ser muitas, desde a perda ou ganho de peso, a prevenção de doenças cardiovasculares ou alguma condição de saúde. Se tem um objetivo específico, é importante um acompanhamento individualizado. Iniciar um processo de reeducação alimentar adequado é a melhor forma de obter resultados positivos a longo prazo.

Mais dicas para uma alimentação saudável no blog Oito.Um

Na Oito.Um, também nos preocupamos com a sua alimentação. No nosso blog, encontra vários artigos com algumas opções nutritivas para o pré-treino, pós-treino e snack saudáveis. Acompanhe todos os conteúdos e mude os seus hábitos alimentares com a nossa ajuda.

 

LER MAIS ARTIGOS 

 

Tatiana Pinheiro Tatiana Pinheiro

 


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.