pós-parto

O pós-parto nem sempre é cor de rosa! by GetFit

Descubra as mudanças que a maioria das mulheres sente no pós-parto. Informe-se para viver esta fase da melhor forma possível.

pós-parto

Lidar com o pós-parto nem sempre é fácil para as recém-mamãs. Este momento pode ser tão prazeroso e romântico como repleto de dúvidas e frustrações. Por isso, estar devidamente informada é fundamental para encarar da melhor forma os meses que se seguem ao nascimento do seu bebé.

A gravidez é um momento mágico na vida da maioria das mulheres. Desde o momento em que descobrimos que vamos ser mães, o nosso subconsciente alimenta-se e vive os sonhos da maternidade. Queremos ter o bebé no nosso colo e fazê-lo feliz para sempre… e toda esta experiência é deslumbrante. Mesmo que não o seja em todos os momentos!

Tudo vale a pena quando, finalmente, temos o bebé nos nossos braços. Mas, se nos primeiros dias de vida do bebé ainda estamos a sentir os efeitos da adrenalina e anestesiadas pelo momento, muita coisa poderá mudar nos tempos que se seguem.

4 Mudanças que irá sentir no pós-parto

1. O corpo mudou. Bastante!

Como é lógico, os últimos 9 meses tiveram um impacto considerável no seu corpo. E, agora que o bebé já saiu, quer o seu “corpo antigo” de volta. Será escusado dizer que esse processo levará algum tempo. Mas a experiência ensinou-nos que, ao fim dos primeiros 2 meses, a maioria das mães já espera ter recuperado a forma física.

A má notícia é que, muito provavelmente, demorará mais do que isso. A boa notícia é que, se houver um trabalho bem feito antes do parto e se retomar a atividade física adequada – de preferência acompanhada por um especialista –, a sua condição e o seu corpo após o parto poderão ser melhores do que eram antes de engravidar.

2. O bom-humor já viveu dias melhores

O pós-parto é extenuante para nós, mulheres. Depois de passarmos 9 meses limitadas, não estamos psicologicamente preparadas para mais uns quantos meses de privação, dependência, obrigações, imposições, limitações, etc.

Na verdade, é isso mesmo que nos pode acontecer. E, aqui chegadas, não podemos ter medo de pedir ajuda, de pedir companhia e exigir companheirismo. Somos fortes, somos super-mulheres, mas precisamos de apoio e suporte da nossa família e dos nossos verdadeiros amigos.

3. Algumas dores… e mais dores

Após o nascimento do bebé, existem dores que são inerentes ao parto. Estas dependem muito do tipo de parto e de como este correu.

Depois, independentemente do parto, há dores que vão sendo mais notórias devido às posturas que assumimos quando estamos a dar mama ou colo. Em algumas mulheres, a dor é apenas nas costas, mas noutras a dor pode sentir-se também nos pulsos ou nos ombros, que são articulações bastante solicitadas durante estes momentos.

4. O soalho pélvico está mais fraco

Este conjunto de músculos é responsável por manter o útero, a bexiga, a vagina e o reto nos seus lugares, entre outras funções. Durante a gravidez e no trabalho de parto, existe uma enorme alteração desta zona, ficando mais fraca.

Se não houver um trabalho bem feito de recuperação, o mais normal é a mulher começar a sentir perdas de urina, mesmo quando faz pequenos esforços – como rir ou levantar um peso mínimo.

Uma palavra final da equipa GetFit

O nosso objetivo ao escrever este texto e falar abertamente sobre o lado menos cor de rosa do pós-parto é preparar as mulheres e futuras mães para uma fase das suas vidas que poderá ter mais complicações do que esperavam.

Enquanto especialistas na preparação da mulher para o parto e na sua recuperação pós-parto, deparamo-nos com uma enorme falta de informação sobre estas situações. Isto leva muitas mães a estarem pouco preparadas para esta realidade, originando depressões pós-parto, que são bastante comuns, mas podem ser reduzidas se a mãe estiver preparada.

Ao longo dos anos, temo-nos especializado na preparação das mulheres para o parto e na sua recuperação, e os resultados são bastante evidentes. Quem melhor se prepara para este evento mais facilidade tem em lidar com o pós-parto e em recuperar o seu corpo, a sua autoestima e as suas rotinas diárias sem limitações.

 

Equipa GetFit
Equipa GetFit

 

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal