área com halteres para treinos no ginásio

Volte aos treinos no ginásio em segurança by PT Filipa Goulão

Está a pensar voltar aos treinos no ginásio? Conheça algumas dicas essenciais para regressar em total segurança.

treinos no ginásio

 

A pandemia de COVID-19, e a quarentena a que nos obrigou, fizeram com que, nos últimos meses, entre outras coisas, fôssemos forçados a deixar os ginásios. Treinar em casa passou, para muitos de nós, a ser o novo normal. Adaptámos as nossas rotinas, mudámos os nossos horários e a casa ganhou novas funções. Felizmente, passada a fase de confinamento obrigatório, podemos finalmente voltar aos treinos no ginásio.

Com a reabertura destes espaços, é natural que surjam algumas dúvidas e receios. Um recomeço de treinos requer calma, tempo e o devido acompanhamento. O meu conselho é que confie nos profissionais qualificados e siga algumas dicas importantes para um recomeço em grande.

5 Dicas importantes para voltar aos treinos no ginásio

Ninguém disse que ia ser fácil, mas lembre-se: amanhã será sempre melhor do que hoje! Partilho agora consigo 5 dicas essenciais para quando regressar aos treinos no ginásio:

1. Vá com calma

É natural que tantos meses sem treinar nos façam pensar: “E agora? Já não sou o que era, já não tenho a mesma força nem a mesma condição física.” A verdade é que não é por ter ficado alguns meses parada que todo o trabalho anterior foi por água abaixo.

É normal que o corpo se ressinta e, por isso, o meu conselho é que vá com calma. Quando voltar aos treinos no ginásio deve adaptar as cargas, as repetições e não deve começar logo com o peso que usava nos últimos treinos antes do confinamento. Para evitar lesões, é importante passar por uma fase de adaptação, tanto nos pesos, como nas séries e no tempo de permanência no ginásio.

2. Estabeleça objetivos

Estabeleça metas reais em tempo real. Os objetivos são muito importantes para melhorar a performance do seu treino. Quando voltar ao ginásio, é essencial seguir um plano de treino personalizado e adaptado aos seus objetivos e condição física. Aconselhe-se com um profissional de exercício do seu ginásio e tire todas as dúvidas sobre qual o número de vezes por semana que deve treinar, quais os melhores tipos de treino ou aulas, etc.

3. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Não arranje mais desculpas! O exercício físico deve fazer parte da sua vida para se manter ativa e saudável. Não há dia nem hora ideal para começar, o importante é não pensar muito e simplesmente ir. No ginásio, vai ter sempre alguém para a orientar, por isso não há porque ter medo de voltar aos treinos.

4. Mantenha uma alimentação saudável

Por vezes, o cuidado com a alimentação é esquecido quando se recomeça a prática de exercício físico. No entanto, este é um ponto fundamental para a concretização dos nossos objetivos. Para começar a ver resultados, é essencial que exista um equilíbrio entre alimentação, exercício e descanso. Marque uma consulta de nutrição, defina um plano alimentar e fique a perceber melhor o porquê da escolha de certos alimentos.

5. Defina hábitos saudáveis

Durante a quarentena, possivelmente adquiriu novos hábitos, uns melhores e outros piores. Nesta fase de recomeço é importante rever todos eles. Agora que vai regressar aos treinos no ginásio, regresse também aos hábitos saudáveis:

  • Crie ementas semanais e prepare as suas refeições antecipadamente;
  • Beba muita água! Não se esqueça que a água é essencial para o bom funcionamento do seu corpo;
  • Descanse as horas necessárias: dormirbem é tão importante para a saúde como a alimentação e o exercício físico.

Regresse aos treinos no ginásio em segurança 

Tal como nós, também os ginásios estão a atravessar um período de grande mudança e a adaptarem-se a esta nova realidade. Para garantir a sua segurança, e apesar de cada ginásio ter as suas próprias regras, não se esqueça:

  • Use máscara para entrar e sair do ginásio;
  • Leve as sapatilhas no saco e calce-as apenas no ginásio;
  • Desinfete as mãos à entrada e à saída;
  • Se sentir febre, ou outro possível sintoma de COVID-19, não vá treinar;
  • Todos os ginásios têm pontos de desinfeção: desinfete as máquinas, os halteres e todo o material que usar, antes e depois de cada utilização.

Acredito que todas estas dicas sejam úteis para poder regressar aos treinos no ginásio em plena segurança. Lembre-se que o importante é dar o primeiro passo e cumprir todas as normas para ser seguro voltar à atividade física indoor. Bons treinos!

Na Oito.Um vai encontrar tudo o precisa para voltar a treinar. Além de roupa de ginástica de alta qualidade, poderá acompanhar várias dicas de fitness e nutrição que publicamos no nosso blog!

 

Filipa Goulão Filipa Goulão

 

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 40€

disponível apenas para Portugal