Erros no treino que inviabilizam resultados by Joana Breda

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Muitas são as pessoas que se queixam dizendo que não conseguem atingir os resultados pretendidos com os treinos que fazem! Mas será que treinar não está a surtir efeito ou que os erros cometidos antes e após o treino invalidam o esforço feito?

Temos de ter a consciência de que o treino representa, na grande maioria, 1 hora do nosso dia. O que realmente nos vai fazer alcançar resultados, ou não, é o que iremos fazer nas restantes 23 horas.

Assim sendo, onde posso estar eu a errar? O que posso fazer para evitar cometer erros no treino que possam comprometer os resultados que desejo alcançar?

Principais erros cometidos antes do treino

1. Ir treinar sem comer

É importante ingerir algo antes de treinar, dando sempre tempo entre a digestão e a hora de treino.

2. Comer em cima da hora do treino

Deve terminar a refeição pelo menos 1 hora antes do treino.

3. Não ter um plano de treino

É imprescindível ter um plano de treino adequado ao seu estado físico atual e objetivos para melhores resultados.

4. Não fazer nenhum aquecimento prévio

É importante preparar o organismo para o treino, evitando um erro muito comum. Isso ajuda-a a prevenir eventuais lesões.

5. Não utilizar calçado adequado

É importantíssimo utilizar calçado adequado para a prática desportiva. Use calçado confortável, que não interfira na flexibilidade do pé e que ofereça firmeza para o calcanhar. É essencial que o pé fique o mais plano possível, não sendo adequados para a prática desportiva ténis com caixa de ar. O uso inadequado do calçado compromete posturas, pode causar dores na coluna, nos pés e provocar lesões.

Principais erros cometidos durante o treino

1. Parar assim que começa a sentir dor

É normal sentir desconforto no grupo muscular que estás a treinar, mas não deve parar logo que o sinta, pois só assim se permite evoluir.

2. Fazer apneia durante a execução dos exercícios

É muito importante aprender a respirar durante a execução dos exercícios. Fazer apneia durante os mesmos faz com que a pressão arterial dispare. Tal é perigoso, sobretudo para idosos e pessoas com problemas cardiovasculares, como hipertensão.

3. Não respeitar a ordem do plano de treino

Não seguir o seu plano de treino pela ordem recomendada é um erro, pois todo o treino tem uma sequência lógica que deve ser respeitada.

4. Não controlar os tempos de descanso

Geralmente, onde mais se erra durante o treino é nos tempos de descanso, acabando por descansar mais que o suposto. Controle e respeite o descanso entre séries e exercícios! 1 minuto é 1 minuto, 30 segundos são 30 segundos. Ao não respeitar o tempo de descanso, põe em causa todo o treino e respetivos objetivos.

5. Não se hidratar

A ingestão de água é essencial para um bom desempenho. Deve ingerir cerca de 100 ml a cada 15 minutos de treino. Atenção à roupa utilizada durante a prática desportiva!

6. Não se esforçar quando faz algum exercício de que não gosta

Por vezes, quando vamos fazer um exercício de que não gostamos tanto, há o hábito de tentar fazer o mais rápido possível para despachar ou até mesmo descansar mais entre séries! Lembre-se que é fora da nossa zona de conforto que evoluímos.

7. Priorizar o peso, colocando em causa a postura nos exercícios

Muita gente peca por dar demasiada importância ao peso que suporta em determinado movimento/exercício.  Este é um erro frequente nos treinos.

O peso é importante, mas não é o primordial! Componentes como a amplitude e a cadência de determinado movimento/exercício são muito mais importantes e ficam comprometidas quando associadas a uma carga muito elevada.

Colocar mais peso do que o adequado a si vai fazer com que comprometa a sua postura durante os exercícios e há um grande risco de contrair lesões.

8. Usar roupas quentes ou casacos impermeáveis para suar mais

Este é um erro de treino bastante comum cometido principalmente por pessoas que querem perder massa gorda. É frequente pensar-se que quanto mais se transpira mais massa gorda se irá perder, mas é uma ideia completamente errada!

Deve utilizar roupa fresca durante a prática da atividade, caso contrário corre um grande risco de desidratar e comprometer o seu treino.

9. Dar demasiada importância ao cardio e esquecer a musculação ou vice-versa

Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um treino de cardio.

Principais erros cometidos após o treino

1. Seguir uma dieta durante a semana e abusar em dias de festa ou fins-de-semana

É importante existir variedade na sua rotina alimentar, mas não se deve exceder em dias de festa para não colocar em causa o trabalho feito durante a semana.

2. Não alongar

O alongamento deve ser leve, de menor amplitude articular e de mais curta duração, atendendo ao objetivo de contribuir para a recuperação muscular. Não deve causar dor ou desconforto, pelo contrário, deve promover alívio.

3. Não seguir uma dieta equilibrada e variada

Limitar o seu cardápio vai fazer com que se farte do que come e pode resultar em compulsão alimentar.

4. Ficar muitas horas sem comer após o treino

Não é recomendado ficar muito tempo sem se alimentar após o treino. A falta de nutrientes impossibilita que o músculo recupere e pode haver o risco de ocorrer uma hipoglicémia, provocada pela falta de açúcar no sangue. Tal pode causar tonturas e até desmaios.

5. Fazer uma refeição no pós-treino completamente desequilibrada

É um enorme erro, após o treino, ingerir fast food ou uma refeição completamente fora do contexto “saudável”, pois vais colocar em causa todo o esforço feito anteriormente.

6. Querer repetir o mesmo treino dias seguidos

É errado treinar o mesmo grupo muscular todos os dias. O corpo precisa de descanso, pois é no descanso que o músculo recupera.

7. Não dormir horas suficientes

A falta de horas de sono afeta o emagrecimento, pois faz com que haja uma redução no gasto de energia. Além disso, pode alterar o funcionamento do metabolismo e interfere com o humor, entre outros fatores. O recomendado para um adulto é dormir 7/8h diárias.

 

Joana Breda Joana Breda

 


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