Conciliar atividade física e alimentação saudável by Sara Correia

atividade física + alimentação saudável

Alcançar o peso ideal é, para muitos de nós, uma luta diária. No entanto, o número que vemos na balança não é o único indicador de que estamos ou não saudáveis. É importante termos consciência de que apresentar um peso mais elevado não significa necessariamente que temos muita massa gorda, e vice-versa. Combinar atividade física e alimentação saudável é essencial para cuidar do seu corpo e da sua mente e, assim, viver melhor.

Como sabe, o excesso de peso está associado ao desenvolvimento de inúmeras doenças crónicas. A gordura acumulada pode provocar um aumento dos níveis séricos de triglicéridos e glucose, podendo desenvolver quadros de aterosclerose e diabetes, por exemplo. É, por isso, fundamental ter consciência das suas escolhas e adquirir hábitos saudáveis, com vista a melhorar o seu dia-a-dia.

Benefícios de uma alimentação saudável e da prática de atividade física

Há uma questão que é muitas vezes colocada: como adequar um bom estado nutricional, composição corporal e parâmetros clínicos? A resposta é simples: tendo uma alimentação saudável e praticando atividade física!

No que respeita à alimentação, existem grupos de alimentos, como os hortícolas, as frutas e as leguminosas, que são bastante benéficos para a saúde e que devem ser consumidos diariamente. Por outro lado, gorduras e hidratos de carbono não devem ser ingeridos em excesso. Contudo, estes macronutrientes são indispensáveis para uma vida saudável, pois a gordura contribui para a proteção das nossas células e os hidratos de carbono fornecem energia para o regular funcionamento dos nossos órgãos e tecidos, nomeadamente os músculos.

A hidratação é outro fator essencial que interfere em praticamente todos os processos bioquímicos do nosso organismo. Como complemento, a prática regular de atividade física melhora a saúde mental e física, proporcionando uma redução dos níveis de ansiedade e stress, e contribuindo para um estado nutricional adequado por via da gestão do peso.

O peso não é tudo!

Voltando à gestão do peso, não seja obsessivo com este tema! Ao longo da vida, o nosso peso pode evoluir ciclicamente, com vários altos e baixos. A manutenção do peso é, muitas vezes, um processo com sucessos e insucessos, devendo ser gerida gradualmente, olhando a ganhos a médio e a longo prazo, tais como a prevenção de doenças.

É claro que a nossa autoestima e confiança são influenciadas pela forma como nos sentimos perante o nosso corpo, portanto, é muito importante procurar acompanhamento junto de um nutricionista. Este profissional de saúde pode ajudar a manter uma alimentação saudável, dizendo-lhe o que deve ou não comer. Por exemplo, perante um desconforto abdominal, que pode resultar de uma ligeira intolerância à lactose, será necessária a restrição total de leite e derivados na sua alimentação? Claro que não! E como este exemplo, existem muitos outros. Informe-se junto de um nutricionista, assim como de um personal trainer, que poderá ajudá-lo no que respeita à atividade física. Só assim conseguirá alcançar os seus objetivos e manter-se saudável. Não esquecer também que o sono é muito importante na gestão do peso, facto esse já demonstrado por evidências científicas.

 

Em suma, a alimentação saudável e a atividade física devem andar sempre de mãos dadas. É isto que tem de ter sempre presente. Antes de me despedir, deixo-lhe uma reflexão: podemos e devemos conciliar hábitos saudáveis e sustentáveis na forma como comemos. Porque não investir mais na ingestão de cereais, hortofrutícolas e leguminosas para ajudarmos o planeta enquanto nos ajudamos a nós?

 

Para que possa praticar atividade física com total conforto e mobilidade, visite a loja online da Oito.Um e descubra linhas de roupa fitness de alta qualidade.

 

VISITAR LOJA ONLINE 

 

sara correia sara correia

 


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.