Conciliar atividade física e alimentação saudável by Sara Correia

atividade física + alimentação saudável

Alcançar o peso ideal é, para muitos de nós, uma luta diária. No entanto, o número que vemos na balança não é o único indicador de que estamos ou não saudáveis. É importante termos consciência de que apresentar um peso mais elevado não significa necessariamente que temos muita massa gorda, e vice-versa. Combinar atividade física e alimentação saudável é essencial para cuidar do seu corpo e da sua mente e, assim, viver melhor.

Como sabe, o excesso de peso está associado ao desenvolvimento de inúmeras doenças crónicas. A gordura acumulada pode provocar um aumento dos níveis séricos de triglicéridos e glucose, podendo desenvolver quadros de aterosclerose e diabetes, por exemplo. É, por isso, fundamental ter consciência das suas escolhas e adquirir hábitos saudáveis, com vista a melhorar o seu dia-a-dia.

Benefícios de uma alimentação saudável e da prática de atividade física

Há uma questão que é muitas vezes colocada: como adequar um bom estado nutricional, composição corporal e parâmetros clínicos? A resposta é simples: tendo uma alimentação saudável e praticando atividade física!

No que respeita à alimentação, existem grupos de alimentos, como os hortícolas, as frutas e as leguminosas, que são bastante benéficos para a saúde e que devem ser consumidos diariamente. Por outro lado, gorduras e hidratos de carbono não devem ser ingeridos em excesso. Contudo, estes macronutrientes são indispensáveis para uma vida saudável, pois a gordura contribui para a proteção das nossas células e os hidratos de carbono fornecem energia para o regular funcionamento dos nossos órgãos e tecidos, nomeadamente os músculos.

A hidratação é outro fator essencial que interfere em praticamente todos os processos bioquímicos do nosso organismo. Como complemento, a prática regular de atividade física melhora a saúde mental e física, proporcionando uma redução dos níveis de ansiedade e stress, e contribuindo para um estado nutricional adequado por via da gestão do peso.

O peso não é tudo!

Voltando à gestão do peso, não seja obsessivo com este tema! Ao longo da vida, o nosso peso pode evoluir ciclicamente, com vários altos e baixos. A manutenção do peso é, muitas vezes, um processo com sucessos e insucessos, devendo ser gerida gradualmente, olhando a ganhos a médio e a longo prazo, tais como a prevenção de doenças.

É claro que a nossa autoestima e confiança são influenciadas pela forma como nos sentimos perante o nosso corpo, portanto, é muito importante procurar acompanhamento junto de um nutricionista. Este profissional de saúde pode ajudar a manter uma alimentação saudável, dizendo-lhe o que deve ou não comer. Por exemplo, perante um desconforto abdominal, que pode resultar de uma ligeira intolerância à lactose, será necessária a restrição total de leite e derivados na sua alimentação? Claro que não! E como este exemplo, existem muitos outros. Informe-se junto de um nutricionista, assim como de um personal trainer, que poderá ajudá-lo no que respeita à atividade física. Só assim conseguirá alcançar os seus objetivos e manter-se saudável. Não esquecer também que o sono é muito importante na gestão do peso, facto esse já demonstrado por evidências científicas.

 

Em suma, a alimentação saudável e a atividade física devem andar sempre de mãos dadas. É isto que tem de ter sempre presente. Antes de me despedir, deixo-lhe uma reflexão: podemos e devemos conciliar hábitos saudáveis e sustentáveis na forma como comemos. Porque não investir mais na ingestão de cereais, hortofrutícolas e leguminosas para ajudarmos o planeta enquanto nos ajudamos a nós?

 

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