Estás a secar bem a tua roupa?

Estás a secar bem a tua roupa?

Sim, isso mesmo! Há truques, há preceitos, há “do’s and dont’s”, e tratar a roupa da forma correta vai fazer com que esta dure mais tempo com a qualidade original.

Queres saber mais? Dá uma leitura neste artigo e coloca em prática.

Mas, antes de começarmos, fica uma questão:
O que é mais eficiente para secar roupas? Muito vento ou muito sol?
Vê a resposta e a explicação no final do artigo.

Secar bem a roupa é super-importante

 A Oito.Um tem apostado desde sempre em ser uma marca pioneira na implementação de políticas ecológicas e este artigo, com a informação que fornece, é mais uma forma de o sermos: porque a durabilidade da tua roupa é um dos factores-chave de sustentabilidade na indústria do vestuário.

Toma nota das dicas que te apresentamos e implementa-as como te for possível.  

Cuidar do estendal

A melhor forma de garantir que não manchas ou danificas as roupas é ter o estendal limpo. Afinal, se a roupa ainda molhada entrar em contacto com a sujidade da corda vai ficar marcada e deve ser lavada de novo. Portanto, passa um pano seco ao longo das cordas do teu estendal com alguma regularidade e garante que este fica limpo. E quando a ferrugem das cordas começar a surgir, está na hora de as substituir.

Molas de madeira ou molas de plástico?

As molas de plástico são tão bonitas! Cheias de cores e formatos diferentes. Mas as molas de madeira também têm muita pinta, mais clássicas, rústicas e naturais...

É tudo verdade, mas vamos acrescentar mais alguma informação para escolheres de forma informada: as molas de plástico são mais frágeis e a sua utilização deve ser equacionada também do ponto de vista da sustentabilidade e da redução da utilização de plásticos; as de madeira têm maior probabilidade de escurecer e manchar a roupa.
Como a escolha é tua, damos umas dicas:

- Não deixes as molas no estendal;

- guarda-as num local seco e com circulação de ar para evitar que as partes metálicas ganhem ferrugem;

- Não segures 2 peças com a mesma mola para não sobrecarregar a mola;

- E opta sempre por molas de qualidade!

Estes cuidados vão fazer toda a diferença na durabilidade das tuas molas, sejam de madeira ou de plástico.

Estende cada peça com critério

Estender uma camisa é diferente de estender uma legging ou uma t-shirt. Cada tipo de peça tem a sua forma ideal de ser pendurada para secar e deves adotar alguns cuidados que vão prolongar a vida da tua roupa, sem marcas e bem secas!
O ideal será:

- Estender as peças sempre do avesso para evitar que o sol desgaste a sua cor

- As leggings – e aqui incluímos também as melhores leggings de fitness – Oito.Um, claro – devem ser estendidas pela cintura porque é a parte mais grossa da peça e a que ficará com menos marca das molas.

- As sweatshirts, camisolas e t-shirts devem ser penduradas pelo meio ou pela linha das axilas, com uma mola de cada lado. Há várias teorias em relação a esta peça, mas na verdade, se forem estendidas ao fundo ou pelo colarinho vai haver mais deformação da peça devido ao peso!

- As cuecas devem ser estendidas como as leggings ou calças – pela cintura. Já as meias, devem ser penduradas pelo meio e nunca pelo elástico ou pela ponta.

- Os sutiãs e biquínis podem ser pendurados pelo meio. Até podes utilizar o seu fecho e não recorrer a molas. Só não deves pendurá-los pelas pontas porque poderão deformar-se.

A melhor hora para estender e apanhar a roupa

Se estás à espera de um horário específico, não é bem isso que temos para ti...! Mas quase.

O ideal é estenderes a roupa assim que esta acabe de ser lavada. Antes de ir para o estendal, cada peça deve ser sacudida. Este trabalho-extra faz com que a roupa recupere a sua forma, fique menos amassada, seque mais depressa e não precise de tanto “ferro” ... tudo isto é positivo para a roupa e a sua durabilidade!

E como o calor também danifica e desgasta as peças, deves recolher a roupa assim que ela esteja seca. Apalpa a zona mais grossa da peça para confirmares que está seca e, se estiver, o mais provável é que toda a peça também esteja.

Seguir as indicações das etiquetas

O mais normal para muitas de nós, é colocarmos a roupa a secar sem atender às instruções das etiquetas. Depois estas encolhem ou alongam-se durante o processo da secagem e não compreendemos o motivo ou ficamos desgostosas com a peça e até com a marca, colocando em causa a qualidade do material.
Portanto, compreender os símbolos e seguir as suas orientações é super-importante, tanto para lavar como secar a roupa. Vê este artigo para mais informação. 

E, para concluir o nosso artigo, damos a resposta à pergunta sobre qual dos dois fenómenos naturais – muito vento ou muito sol – é mais eficiente na secagem da roupa. A resposta pode não ser a mais óbvia, mas o vento é mais eficaz para secar a roupa!
E porquê? A ciência explica.
O vento movimenta as partículas de ar que colidem com as moléculas de água do tecido, aumentando a sua temperatura e agilizando a sua evaporação. Na verdade, o sol faz exatamente o mesmo, mas mais lentamente. 

Esperamos que estas informações te sejam úteis para cuidares de toda a tua roupa, mas lembra-te sempre que comprar roupa de qualidade é essencial para que esta dure mais tempo! Compra a qualidade Oito.Um

2 comentários

Verónica Morais

Excelente artigo!

Excelente artigo!

Joana

Artigo muito útil. De facto ainda seco toda a roupa de treino na máquina de secar (mesmo com indicação de contrário) e até tem corrido bem. No entanto, concordo que não é propriamente amigo do ambiente.

Artigo muito útil. De facto ainda seco toda a roupa de treino na máquina de secar (mesmo com indicação de contrário) e até tem corrido bem. No entanto, concordo que não é propriamente amigo do ambiente.

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 40€

disponível apenas para Portugal