dicas de treino

10 Dicas de treino para começar hoje by Joana Pereira Fitness

Descubra estas 10 dicas de treino de Joana Pereira Fitness para começar uma vida mais saudável e aumentar o seu bem-estar.

dicas de treino

O final do ano costuma trazer consigo inúmeras resoluções e planos para melhorar as nossas vidas. No entanto, se nunca começarmos, nunca conseguiremos alcançar esses objetivos. Hoje, partilhamos 10 dicas de treino para que seja mais fácil começar a fazer exercício físico. Se tem o objetivo de melhorar a sua saúde e bem-estar, estes conselhos são mesmo para si!

1. Aposte numa alimentação saudável

Comece por diminuir – ou até eliminar – aquilo que não lhe faz bem (doces, fritos, refrigerantes, entre outros). Excluir do dia-a-dia pequenas coisas ajuda a reprogramar o nosso organismo, aos poucos e sem extremismos.

Uma dica que funciona: ter a despensa e o frigorífico cheios de alimentos saudáveis e apetitosos! Praticando uma dieta saudável, irá para os treinos com mais energia.

2. Beba muita água

Manter-se hidratada ao longo do dia (e mais ainda em dias de treino) é fácil se tiver água sempre consigo. Um pequeno truque é dar 10 goles de seguida de cada vez que bebe água. Para quem não gosta de água, o chá é uma excelente alternativa (sem açúcar, claro).

3. Comece “hoje” em vez de “na próxima segunda-feira”

O amanhã pode ser sempre adiado e até nunca chegar. Esperar pelo dia perfeito é uma desculpa para não começar a treinar.

Não se assuste, porque não precisa de alterar toda a sua rotina de um dia para o outro. Importa é iniciar hábitos saudáveis gradualmente, uns atrás dos outros, até fazerem parte da sua vida. Começar hoje é talvez uma das dicas de treino mais importantes. O resto vem depois!

4. Crie objetivos realistas

Se nunca treinou, ou anda num entra e sai do ginásio, não comece a fazer exercício 6 vezes por semana. Encontre um meio termo que lhe permita perceber qual a sua rotina ideal de treinos.

Naturalmente, se treinar todos os dias, os resultados serão mais rápidos, mas o importante é sentir-se bem e equilibrada. Não queremos que desmotive logo no início por ter de ir tantas vezes ao ginásio. Sabemos que esta mudança pode ter um impacto grande na sua rotina diária.

Siga esta dica de treino: fazendo exercício 3 vezes por semana também alcançará os resultados que procura, sem stress ou frustração.

5. Dê tempo ao tempo

O organismo precisa de tempo para uma readaptação, pois os resultados não chegam de um dia para o outro. Mas, em prol da sua saúde, mantenha hábitos saudáveis independentemente de os resultados serem mais ou menos rápidos e mais ou menos visíveis.  

O exercício físico deve ser parte integrante da sua vida e não apenas uma fase para, por exemplo, conseguir uma barriga lisa.  Focar-se no bem-estar exige dedicação e resiliência.

6. Não esqueça: as dicas de treino são a pensar na sua saúde

O exercício não é apenas uma ajuda para o corpo de verão, longe disso. Quando começar a treinar frequentemente irá perceber que a atividade física funciona como um medicamento profilático.

Sentirá melhorias a muitos níveis, alguns dos quais nem sabia que lhe estavam a retirar qualidade de vida. Terá mais energia, recuperará flexibilidade, verá algumas dores desaparecer, entre outras alterações. Passado algum tempo, já não se sentirá bem (física e mentalmente) sem a sua rotina de atividade física.

7. Pondere a musculação em vez do cardio

Esta é uma das dicas de treino mais pertinentes nos dias de hoje. Muitas pessoas perdem horas na passadeira ou na bicicleta quando podiam fazer 3 ou 4 exercícios que queimariam o triplo das calorias.

Permanece o mito de que a musculação é para quem quer ter músculos grandes e bem visíveis. Desengane-se! Os exercícios de cardio são um bom complemento, mas a musculação é geralmente o treino para emagrecer e tonificar mais eficaz.

Claro que funcionamos de formas diferentes, mas experimente trocar alguns minutos de cardio por 3 séries de exercícios com cerca de 10/20 repetições cada (dependendo da sua capacidade, aumente ou diminua as repetições). Esta dica de treino irá certamente surpreendê-la pelos resultados!

8. Procure atividades físicas novas e diferentes

Ainda que consiga queimar mais calorias com musculação, pode não ser aquilo que mais gosta de fazer. A boa notícia é que há uma grande variedade de modalidades disponíveis. Pode escolher entre aulas de grupo (zumba, cycling, body combat, entre outras), aulas menos agitadas (pilates, yoga), natação ou treinos outdoor. Até pode treinar em casa!  

Conjugue diferentes tipos de exercício de acordo com os seus objetivos ou faça treinos intercalados e com intensidades diferentes. A atividade física não tem de ser monótona, nem implica obrigatoriamente uma ida ao ginásio.

Nenhuma das dicas de treino até aqui sugeridas terá sucesso se não encontrar algo que lhe dê prazer. Ao fim de algum tempo, se não gostar, acabará por desistir.

9. Não aguarde companhia para começar a treinar

A companhia pode não chegar, por isso, comece sozinha! Pode ser difícil desbloquear, mas depois de começar será sempre mais fácil. Em pouco tempo, a prática de exercício físico vai tornar-se imprescindível na sua vida.

10. Apesar destas dicas de treino, aceite que nem sempre é fácil

No início, há dias em que é difícil resistir aos doces e a vontade de ficar no sofá é maior. Quebrar uma rotina, seja ela qual for, requer esforço. Ainda assim, não vale a pena esperar que todas as condições da sua vida estejam favoráveis à mudança.

Comece já hoje e tenha sempre em mente estas dicas de treino que ajudarão sempre que lhe faltar a motivação para treinar.

 
Joana Pereira
Joana Pereira

 

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal