Perder peso: A importância do mindset certo – by Rita Santos

perder peso

Passaram quase sete anos desde o dia em que decidi começar a perder peso. Até então, era uma pessoa sedentária, não tinha quaisquer hábitos saudáveis e achava que passar a ter mais cuidado com a minha saúde seria um processo demasiado doloroso. Para mim, perder peso significava que teria de sofrer, passar fome e investir muito tempo e dinheiro.

Mas, depois de 20 kg perdidos, percebo agora que a minha forma de pensar era a principal razão para não conseguir emagrecer. Este mindset era o que me limitava, todos os dias.

É precisamente por saber a importância do mindset para a perda de peso, que quero partilhar consigo tudo o que precisa de saber para começar já a sua jornada.

O primeiro passo para perder peso

Pouco tempo depois de ter começado a fazer dieta, percebi que a estratégia que adotei inicialmente não iria resultar. Alguns meses passados – e muitas tentativas falhadas – entendi algo fundamental: a forma como eu estava a pensar sobre perder peso estava a limitar a minha ação. Tinha de haver uma maneira diferente de fazer o que era necessário para começar realmente a perder peso. Mudar o meu mindset foi o primeiro passo para finalmente ver resultados!

4 Princípios para conseguir perder peso

Antes de começar a sua jornada para perder peso, é muito importante que cumpra os seguintes quatro princípios:

#1: Acredite que é possível

Se está constantemente a pensar:

  • “Eu já tentei e não consigo mesmo”;
  • “Não tenho tempo para isto” ;
  • “Perder peso é só para quem tem o metabolismo rápido”;
  • “Eu não tenho força de vontade” ;
  • “Já experimentei imensas dietas, mas eu sou mesmo assim”;
  • “Não consigo resistir aos doces”;
  • “Vou ter de passar fome”...

Então, vai continuar a fazer escolhas que não a vão ajudar na sua perda de peso. Repare: se achar que não consegue, nem vale a pena tentar, certo?

Se quer realmente começar a perder peso, o primeiro passo é acreditar que é possível. A partir daí vai sempre procurar soluções em vez de problemas.

Não quero com isto dizer que perder peso vai ser uma tarefa fácil. Em qualquer mudança que faça, irá sempre encontrar desafios e na perda de peso isso também acontece. Para ultrapassar esses desafios precisa de seguir o princípio #2.

#2: Defina o seu motivo para perder peso

O dia em que decidi que ia perder peso foi o dia em que diagnosticaram uma grave doença à minha mãe, que a deixou dependente. A minha mãe sempre teve excesso de peso, sofria de stress e tudo isso pode ter contribuído para ter adoecido. Naquele momento pensei: “E se eu tiver a mesma doença? Ninguém vai conseguir cuidar de mim com este peso todo!”. Este foi o meu motivo para começar (e continuar) a perder peso, mesmo quando foi muito difícil e me apetecia desistir.

Definir um motivo ajuda a ultrapassar aqueles momentos em que vai ter vontade de desistir. Esse motivo deve ser focado em si e ser suficientemente forte para que adote hábitos a longo prazo. Lembre-se: esta é uma transformação para sempre!

#3: Comprometa-se com a sua transformação

Este ponto pode parecer o mais difícil porque não é algo tangível. Por isso, partilho agora algumas questões que a ajudarão a perceber se está realmente comprometida com a sua perda de peso:

  • Está disposta a fazer tudo o que for necessário para perder peso?
  • Está disposta a colocar em prática o que aprendeu?
  • Está disposta a ultrapassar os momentos difíceis e continuar?

Estar interessada em perder peso é completamente diferente de estar comprometida. Quando estamos interessadas em perder peso fazemos dieta. Mas, chega a uma altura em que se torna muito difícil e desistimos. Ao contrário, quando estamos comprometidas arranjamos sempre forma de continuar.

#4: Pense a longo prazo

Quando comecei a fazer exercício físico, pesquisei muito sobre o melhor tipo de exercício para perder peso. Decidi começar a correr e cheguei a correr 10 km. Mas havia um problema, eu detestava correr e não me imaginava a fazer aquilo para o resto da vida. Em vez de desistir perguntei a mim mesma: “Como é que posso incluir o exercício físico na minha rotina e gostar de o fazer?”. Experimentei várias coisas até perceber que gostava de fazer exercício em casa. Hoje, quatro anos depois, continuo a fazê-lo!

Depois de acreditar que é possível, encontrar o seu motivo e estar comprometida com a mudança, está na hora de definir um plano de transformação. Para uma perda de peso sustentável, deve pensar a longo prazo e adotar hábitos que sabe que conseguirá cumprir para o resto da vida.

 

A maior parte das pessoas acredita que fazer dieta é o caminho para perder peso, mas espero que, com este artigo, tenha entendido o poder de ter o mindset certo. Quando juntar a isto alguns hábitos saudáveis, paciência, resiliência e consistência, irá certamente alcançar o peso que sempre desejou.

 

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1 comentário


  • Patrícia Carocha

    Querida Rita: desde novembro de 2019 até hoje já lá vão 10kgs (de 73 para 63)… Muita energia, elevada autoestima (as minhas filhas adolescentes – de 16 e 14 anos – criaram um slogan e passaram a adotar as minhas rotinas: #somostodosmãe.

    beijinho,
    Patrícia


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