Escolhe roupa desportiva adequada e aumenta o teu rendimento

roupa desportiva

A roupa desportiva está cada vez mais diversificada, bonita e tecnologicamente desenvolvida. Nem toda a roupa serve para praticar desporto – as t-shirts velhas lá de casa não são a melhor opção para treinar.

A roupa de desporto é hoje desenvolvida para melhorar o rendimento e por isso há leggings, t-shirts, macacões e calções adequados para cada atividade. Descobre o que deves ter em conta para te sentires mais confortável e melhorares a performance durante os treinos.

Tecnologia aplicada aos têxteis

Os têxteis tecnológicos têm mostrado um avanço visível nos últimos anos, permitindo funcionalidades interessantes a quem pratica desporto:

  • Acabamento de higienização: para evitar o odor a suor. É ideal para atividades como runningou cycling, em que os níveis de transpiração são elevados;
  • Tecnologia lumina: com refletores para quem faz exercício à noite, na estrada, e quer ser notado pelos veículos que circulam;
  • Tecnologia seamless dry:para uma secagem rápida do corpo e da roupa desportiva. Para te sentires sempre leve e fresca durante as aulas de grupo, por exemplo;
  • Proteção ultravioleta: roupa para caminhadas ou outras atividades em que haja exposição prolongada ao sol.

Existem tops, leggings, calções e macacões com estas características para que os teus treinos sejam cómodos e seguros.

Elasticidade dos materiais

A elasticidade das peças fitness é importante em todas as atividades, mas principalmente naquelas que exigem mais flexibilidade, como pilates, yoga ou ginástica. Se procuras roupa desportiva que te permita uma grande amplitude de movimentos, experimenta:

  • Macacão desportivo: mantém-se sempre fixo e ajustado ao corpo, qualquer que seja o seu movimento;
  • Peças em tecido suplex: têm mais elasticidade do que a licra e regressam sempre à sua forma original, sem deformar. Este material é também muito resistente e, por isso, tem uma durabilidade acima do habitual.

Sustentação na zona do peito

É fundamental usar um soutien de desporto (ou top) reforçado no peito para evitar dores e desconforto durante a prática de exercício.

Em atividades de médio e alto impacto (como saltar à corda ou boxe) é particularmente importante usar este apoio, pois reduz o risco de lesões. 

Roupa desportiva de compressão

A roupa desportiva de compressão é essencial em atividades como o running ou o basquetebol. São peças firmes e ajustadas ao teu corpo que te ajudam a:

  • Estimular a circulação sanguínea e, consequentemente, a oxigenação do sangue. Isto previne a formação de coágulos sanguíneos e facilita a recuperação física.
  • Evitar lesões antes, durante e após o treino. A compressão aumenta a eficiência dos músculos quando em esforço e a sua firmeza promove a adoção de posturas adequadas.

As leggings e calções de compressão são peças muito procuradas por quem corre (profissionais ou não).

3 Cuidados a ter ao escolher a tua roupa de desporto

1. Opta pelo tamanho certo

Compra o tamanho adequado ao teu corpo: nem grande, nem pequeno. A roupa desportiva tem de ser, acima de tudo, confortável. Privilegia lojas que permitam trocas após a compra e não arrisques em peças muito apertadas, que te farão sentir incómoda.

2. Sente-te bonita

Opta por roupa desportiva gira e que te assente bem. Sentires-te bonita é a melhor fonte de motivação para treinar!

3. Pensa na temperatura

Adequa a roupa à temperatura ambiente (até quando treinas em casa). No inverno tendemos a optar por peças quentinhas, mas depois de aquecer o frio desaparece. Assim, é importante treinar sempre com peças leves e respiráveis.

Convém, no entanto, ter uma sweat ou casaco desportivo para compensar a descida da temperatura corporal no fim do treino. Em dias de chuva, opta por peças impermeáveis e por casacos com capuz.

Peças a evitar em qualquer modalidade

  • Demasiado justas, porque podem prender os movimentos e dificultar a circulação do sangue;
  • Muito largas e compridas, uma vez que podem ficar presas nas máquinas do ginásio;
  • Peças com fechos, pendentes e berloques são perigosas pois podem causar lesões. Evita-as para não te magoares. A moda fitness está cada vez mais bonita, mas é sempre prática;
  • Roupas velhas que tens guardadas em casa não foram pensadas para fazer exercício. Muitas vezes são pesadas, incómodas e pouco respiráveis.

 

Usar a roupa desportiva certa tem impacto no teu rendimento. Com ela deves sentir-te 100% confortável, ou seja, não sentir calor nem frio, ter liberdade de movimentos e, claro, sentir-te bonita.

Na Oito.Um temos uma ampla variedade de modelos para te apresentar. São peças fitness adequadas a diferentes gostos e a diversas atividades físicas, pensadas para dar o máximo de conforto a quem pratica exercício.

 

VISITAR LOJA ONLINE 

 


Os comentários são aprovados antes de serem exibidos.